Resenha - Mortal Engines, de Philip Reeve

Comentários



O gênero Steampunk tá cada vez mais em alta, e a galera que curte essas aventuras do retro-futurismo vai à loucura com a adaptação do livro "Mortal Engines" de Philip Reeve. (Pra quem não sabe o que é Steampunk, basta clicar aqui.)



Encontrei esse livro por R$ 10,00 numa promoção no meio de um shopping, onde os livros eram vendidos em números reduzidos na praça de eventos. Foi um achado! Sempre tive vontade de ler mas outros entravam na frente da lista, até que o encontrei nesta feira.



Já voltei pra casa lendo essa belezinha, não ia fazer resenha agora porque é muito difícil encontrar o livro nas livrarias e até mesmo online. Consegui o volume 2 e 3 por milagre, últimas unidades numa loja que não tem muita credibilidade.



Mas vamos ao que interessa, que é a resenha.
Tom é um jovem aprendiz de terceira classe da Guilda dos Historiadores. Ele é responsável pela limpeza do museu e de tarefas menos interessantes. Sua vida começa a virar de cabeça para baixo quando Londres, onde ele vive, avista uma presa.

Após a Guerra dos Sessenta Minutos, a Terra sucumbiu à tecnologia e foi tomada por cidades tracionadas. Elas sobrevivem correndo por cima de suas rodas e esteiras, caçando cidades menores para roubar suas peças e árvores que servem como combustível. Cada cidade tem seu prefeito, sua forma de combate, defesa, níveis e castas. Todas bem diferentes umas das outras.


Nesse mundo novo, sem tecnologia de ponta, os historiadores de Londres são responsáveis por encontrar antigos vestígios da civilização outrora esquecida, um simples CD pode ser um grande achado. Por outro lado, a Guilda dos Engenheiros são responsáveis por toda a parte mecânica da cidade, mantendo-a funcionando. Elas não se dão muito bem, é bom você saber.

Voltando para Tom, quando Londres encontra uma cidadezinha chamada Salthook, ele é incumbido de ir até às entranhas da cidade para recolher antigas peças que possam servir para o museu. Lá ele encontra Valentine e sua filha, Katherine. Tom é fã de Valentine, o Historiador-Chefe e Arqueólogo mais famoso de Londres. Todas as cidades o conhecem pela sua bravura e trabalhos feitos pela cidade. Mas em Salthook havia uma garota com sede de vingança: Hester Shaw. Uma garota com o rosto deformado que ataca Valentine num piscar de olhos. Tom consegue salvar seu herói, mas Hester foge enquanto é perseguida pelo Aprendiz. Ela tomba por uma calha de resíduos de encontro com a morte, mas antes disso, Tom tenta segurá-la e ela dispara: "Pergunte a Valentine o que ele fez à Hester Shaw".




Valentine então encontra Tom, que confirma a queda de Hester pelo duto. Num piscar de olhos Tom também está caindo no fosso, sem entender muito bem o porquê de Valentine tê-lo empurrado para a morte. 

É aqui que nossos dois milagrosos sobreviventes se unem. Hester em busca de vingança, Tom, de respostas. Quem era Hester? Por que Valentine tentou matá-lo? O que ele iria fazer agora que estava desprotegido em terra? E, acima de tudo, o que diabos era a MEDUSA, que tanto a garota deformada falava?

Algumas cicatrizes nunca se curam
Entre cidades-pirata, dirigíveis em perigo de explodir, robôs ultraviolentos e mistérios, Mortal Engines te deixa curioso do início ao fim, você se pega imaginando o que vai acontecer no próximo capítulo antes mesmo de terminar o que você está lendo. O livro é simples, não tem lá muita filosofia ou algo a se pensar, mas como diversão é um prato cheio! De leitura rápida e super fluida, esse primeiro volume mostra que esse mundo criado por Reeve é perfeito para muitas aventuras.




Os personagens são bem construídos, enquanto as cidades não são muito exploradas. A obra poderia ter destrinchado mais as guildas, os níveis e trabalhos das cidades, além de suas terras inabitadas por onde rodam. Talvez essa falta seja preenchida nos próximos volumes da saga.

Mas enfim, se você procura por uma boa aventura, Mortal Engines é uma ótima pedida. Só vai ser difícil de ser encontrado no momento.

Com a chegada do filme, que você pode conferir o trailer logo abaixo, talvez a Novo Século reimprima a obra. Ou quem sabe outra editora. Vamos ficar na expectativa!




Até a próxima, pessoal. Se você leu o livro ou tem curiosidade é só comentar aqui. Valeu!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Valeu pelo comentário!