Resenha: A História do Cinema para Quem tem Pressa

Comentários


Fala aí galerinha! Tá saindo mais uma resenha do forno e dessa vez é um livro que eu queria ler há tempos. "A História do Cinema para Quem tem Pressa", de Celso Sabadin, é distribuído pela Editora Valentina e conta a história do cinema em pouco menos de 200 páginas (AH MAS NÃO ME DIGA!).




Mudo, falado, colorido... O cinema é incrível, concorda? Ainda mais ler sobre ele. Antes de lê-lo, publiquei uma foto no Instagram e uma amiga disse que o livro é meio que um "buzzfeed" impresso. Claro que não poderíamos ter nada profundo até porque não é uma enciclopédia, então acho que ela estava certa sim mas que isso não desvaloriza o objetivo do livro. Ele funciona como um apanhado geral que te deixa ainda mais curioso quanto à Sétima Arte, te abrindo possibilidades de estudos, reacendendo o valor dos clássicos e te situando sobre o porquê de todos os movimentos cinematográficos e sua importância. 


La voyage dans la Lune

Celso nos brinda com a criação da primeira máquina cinematográfica e vai até abril de 2018, o que é muito recente e incrível, já que você vai estar super atualizado sobre tudo o que acontece nessa arte com um livro em mãos! Não perde tempo nem deixa pra depois, a hora para ler A História do Cinema para Quem tem Pressa é agora!

Nós passamos pelos primeiros passos americanos até Hollywood, explorando as guerras de monopólio das empresas pioneiras. É nesse início que Celso mostra como o cinema conquistou pessoas de todos os tipos, que enfrentaram diversos problemas, mas que prosperaram em suas empreitadas.


...E o Vento Levou

O livro também traz as consequências da Primeira Guerra Mundial, da crise de 29 e da Segunda Grande Guerra. Esses grandes modificadores mundiais serviram como censura ou inspiração para grandes momentos do cinema, como 
o Expressionismo Alemão, o Impressionismo Francês e o Realismo Soviético.

Ficamos por dentro de movimentos incríveis como o Filme Noir e a Nouvelle Vague, que tanto ouvimos falar e apreciar. Passeamos pelos filmes de animação da Disney e por todos os prêmios famosos como Oscar, Cannes e Grande Otelo.


Central do Brasil

A TV não ficou de fora, é claro. A chegada das telinhas teve um impacto profundo no mercado cinematográfico e isso também foi abordado nas páginas da obra. Chegando nos dias atuais, vemos os blockbusters tomarem conta de tudo com seus remakes, franquias e continuações. (isso não só no cinema, mas livros também. E músicas. E séries. E...)

Enfim, só lendo pra conhecer um pouco de tudo isso que foi citado! É muita coisa! Você vai ver como o livro vai te despertar para um cinema mais artístico da melhor forma possível. Você vai querer saber mais, pesquisar mais, prestar mais atenção ao que está sendo visto. Eu não consegui nem mesmo chegar ao fim do livro sem anotar e acompanhar alguns filmes citados. (O Gabinete do Doutor Caligari sendo o meu favorito).


Das Cabinet des Dr. Caligari


Como ele é muito resumido, senti falta de alguns assuntos serem melhor abordados, como Marilyn Monroe e Audrey Hepburn que nem foram citadas, além de uma síntese dos diretores atuais e da chegada da Netflix. Por ser um livro publicado tão recentemente, esse último tópico seria um bom ponto a ser explorado. Mas nada disso tira o brilho da obra, então não deixem de ir pro cinema e de comprar esse livro, ok?

Até a próxima pessoal! Podem deixar um comentário, a gente gosta <3







2 comentários:

Valeu pelo comentário!